O que são os Escoteiros?

 

A Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), é a primeira instituição escotista portuguesa, comemorando em 2011 os seus 100 anos de existência.
Representa, em Portugal, o escotismo interconfessional, independente e multietnico.
É uma organização juvenil e civil de carácter educativo, de livre adesão, alheia a partidarismos políticos, sem fins lucrativos e de âmbito nacional, tendo por finalidade contribuir para a educação integral dos jovens, ajudando-os a desenvolver as suas capacidades como indivíduos e a desempenhar um papel construtivo na sociedade.
Na AEP, por forma a que cada membro possa desenvolver e participar em actividades e projectos aliciantes para a sua idade, os jovens agrupam-se por divisões etárias. Os desafios do programa escotista e a participação na tomada de decisões são progressivos e aumentam em cada divisão etária. A AEP tem actualmente as seguintes divisões etárias:

Alcateia - dos 7 aos 10 anos


Tribo de Escoteiros - dos 11 aos 14 anos


Tribo de Exploradores - dos 14 aos 16 anos


Clã - dos 17 aos 21 anos


Qualquer jovem, rapaz ou rapariga, pode ingressar no Movimento Escotista directamente na Divisão correspondente à sua idade sem ter participado nas Divisões anteriores.
Os adultos que pretendem embarcar na aventura do Escotismo também podem entrar directamente para o movimento num Grupo já existente ou promovendo a abertura de um novo Grupo de Escoteiros.

 

 

 Grupo 173 

 

A vontade de realizar um trabalho vállido com os jovens, fez Baden-Powel fundar um movimento, que chegou a Portugal no inicio do século passado e deu origem à Associação de Escoteiros de Portugal, mais conhecida pela AEP em 06 de Setembro de 1913.

Hoje, o movimento escotista encontra-se difundido pelo mundo inteiro, e, em Portugal por todo o seu território continental e insular, onde dezenas de jovens reúnem-se numa unidade escotista, referente a uma localidade e designada por GRUPO.

Assim, o GRUPO 173 fixou a sua morada na Charneca de Caparica no ano de 1991 e a partir dai tem dedicado estes anos em prol dos Jovens. Por motivos vários e falta de apoio autárquico para nos conseguir uma sede, tivemos de mudar-nos para a freguesia de Caparica, porque não tinhamos um espaço para reunirmos e passámos a encontrarmo-nos na Escola Primária do Monte de Caparica até 1998.

No presente ano "era urgente uma identificação" e decidimos em conjunto com os pais, que sempre nos apoiaram, voltar à Charneca de Caparica, alugando uma garagem em Vale Rosal através da quotização conjunta de pais e escoteiros.

Temos desenvolvido o espirito de equipa e interajuda, reforçado nas actividades culturais, desportivas, lúdicas, ambientais e serviço à comunidade.

Acreditando que:

"A arte de viver é feita de um balanço entre rituais da idade adulta e o apelo da infância"

 

 

 

 

 

 

 


Contacto

Grupo 173 Charneca de Caparica

Rua Eugénio Salvador,nº 61
Parque Verde
Quintinhas
Charneca Caparica